Utilização do Gás Metano para Geração de Energia
Salvador – BA
2013
Daniel Oliveira
GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DO GÁS METANO EM ATERROS
Pré-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia Mecânica.
Orientador: Noêmia Carneiro de Araújo
Salvador - BA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A população mundial tem aumentado de forma significativa e hoje, 75% da população se concentram nas áreas urbanas. Segundo IBGE 2008, no Brasil, coletam-se diariamente 125.282 mil toneladas de resíduos domiciliares e 27,7% dos municípios brasileiros dispõem seus resíduos em aterros. O aterro sanitário se torna a forma mais segura e econômica ambientalmente de disposição de resíduos sólidos urbanos, além de ser fácil execução e apresenta grande capacidade de absorção de resíduos. Com isso conclui-se que aumenta também, a produção do gás metano (CH4) proveniente da decomposição da matéria orgânica nos aterros, onde o mesmo poderá provocar um impacto ambiental negativo quando lançado na atmosfera.
Uma das atividades que vem sendo utilizadas em vários países e que está ganhando força no Brasil é a utilização do lixo para geração de energia elétrica. Esse processo além de modificar o modo de descarte do lixo, por consequência diminuiria os impactos causados pelos gases que são eliminados na atmosfera.
2. JUSTIFICATIVA
O presente trabalho demonstra que ao ser realizada a captação e utilização do gás metano proveniente de aterros para gerar energia, com tecnologia disponível, a poluição diminui de maneira significativa, a atmosfera é poupada e o cheiro, típico de aterro, é minimizado. A geração de eletricidade através do gás metano produzida em aterro sanitário é uma grande opção para transformações e melhorias ambientais, sociais e econômicas.
A preocupação com o meio ambiente