energia do lixo
ENERGIA DO LIXO
Equipe: Sabrina Lopes; Eduardo Lynniky
Prof.: Dr. Glauco Demóclito
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Os resíduos sólidos urbanos (RSU) são os resíduos domiciliares (originários de atividades domésticas em residências urbanas) e aqueles procedentes de limpeza urbana (originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana).
A quantidade gerada de RSU depende de vários fatores, como os hábitos e costumes da sociedade, e sua composição pode variar de acordo com a época, a cultura, o poder aquisitivo da população, o serviço de coleta realizado e outros fatores.
14/12/2014
2
A situação do lixo no Brasil é crítica
14/12/2014
Segundo reportagem publicada na Folha de S.Paulo de 03/11/2010, 1 a cada 4 sacos de lixo do Estado de São Paulo vai para locais impróprios, tais como lixões a céu aberto ou aterros precários
Das 150 mil toneladas de lixo produzidas diariamente no Brasil, apenas
13% são destinadas aos aterros sanitários (MMA).
3
14/12/2014
A ausência de áreas adequadas para a disposição final dos resíduos e a escassez de energia elétrica constituem-se dois dos graves problemas enfrentados pelo Brasil.
Esses dois problemas podem ser significativamente minimizados por meio da geração de energia a partir dos resíduos. São imprescindíveis que hajam os investimentos em alternativas que atendam aos padrões internacionais de desenvolvimento sustentável, viabilizando o crescimento sócio4 econômico.
14/12/2014
A Lei Federal 10.438 (BRASIL, 2002), o Programa de
Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica
(PROINFA), tem o intuito de aumentar a participação da energia elétrica produzida por empreendimentos de produtores independentes autônomos, concebidos com base em fontes eólicas ,pequenas centrais hidrelétricas e biomassa no sistema elétrico interligado nacional.
Este programa está sendo