geração de energia do lixo
Com o constante aumento do consumo da população, o lixo em si vem se tornando um problema para todos nos, e toda a população vem contribuindo para que a cada dia isso so tende a piorar.
Para uma solução imediata, temos que em primeiro lugar pensar em como chegamos a esse ponto, e assim encontramos facilmente a saída para a maioria dos nossos defeitos como cidadão, como por exemplo o descarte incorreto dos nosso próprio lixo.
Sabemos que isso e um problema, mas so sabemos como construir esse problema, e nao sabemos como combate-lo, ou pelo menos falamos que nao sabemos, pois isso tudo se resume a falta de educação de todos nos.
A solução imediata nao existe, ela se constrói com atitude de todos nos, com a iniciativa da organização da nossa casa que nao se restringe aos objetos arrumados na nossa sala de estar, mas sim em todo o contexto de lar. E podemos falar que o nosso lixo faz parte disso, assim devemos por obrigação organizar e usar ferramentas para a melhor organização do mesmo, que ao final de um ciclo teoricamente perfeito poderemos encontrar um sociedade que se preocupa e preserva o meio ambiente.
E quais as ferramentas deveremos utilizar para a solução dos nossos problemas com o lixo? A solução vem junto com o dificuldade e necessidade, assim poderemos encontrar em varias cidades exemplos a serem seguidos e assim atingir um nível desejado por muitos dos brasileiros.
1. Energia Elétrica do Aterro Sanitário
Como exemplo de países que utilizam o lixo para geração de energia, podemos destacar os mesmos a seguir:
O Japão que utilizam 62%
A Suíça que utilizam 59%
A França que utilizam 37%
Para a geração de energia nos aterros sanitários a partir do lixo é necessário à realização de três passos (figura 1):
1-Extração e Coleta
Por meio de drenos é realizada a coleta do gás, que é gerado pela decomposição do lixo em aterros, esse também conhecido por “Biogás”, é levado até a superfície e transferido para