Construção docente
Um relato de uma experiência
Resumo: Pensar a formação docente tem sido cada vez mais, necessário para buscarmos formas efetivas para a melhoria da qualidade de ensino na Graduação e na educação básica. Neste sentido, através de um relato de experiência, este trabalho reflete sobre a prática docente através do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Curso de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Neste relato evidenciaremos aspectos importantes presentes no Programa que tem possibilitado a capacitação do aluno bolsista permitindo um melhor resultado na prática docente. Atividades de criação de materiais didáticos e o desenvolvimento de uma postura proativa são exemplos de ações estimuladas durante o PIBID que impactam diretamente na formação dos bolsistas, revelando a importância de se ter uma formação inicial contextualizada com o espaço escolar. Nesse sentido tornam-se claros os avanços no desenvolvimento dos estudantes envolvidos no projeto. São resultados desta observação, o aprimoramento dos estudantes para o ensino na educação básica; o desenvolvimento da autonomia para o ensino e o crescimento contínuo da segurança para entender e lidar com o cotidiano escola.
Introdução
É possível perceber que, entre as discussões freqüentemente realizadas no ambiente acadêmico, uma das questões sempre em pauta é a formação de professores, a qual geralmente tem demonstrado ser insuficiente, uma vez que tem se percebido em estudos que tem propiciado uma formação ainda não adequada aos futuros docentes e, logo, tem pouco auxiliado no trato das peculiaridades inerentes ao ato de ensinar.
Preocupados então com a qualidade da formação que tem sido oferecida aos futuros docentes, o que em maior ou menor grau, acaba por se refletir na eficácia do ensino que se tem atualmente e, conseqüentemente, com a situação real da educação básica pública, surge o Programa Institucional