Didática e construção da práxis docente; dimensões explicativas e projetivas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como base o texto “Didática e construção da práxis docente: dimensões explicativas e projetiva” de Ana Maria Salgueiro Caldera e Sandra Azzi, que trata de uma nova proposta para o ensino da didática nos cursos de licenciatura buscando promover uma nova ação no ensino da didática.
A disciplina da didática proporciona ao aluno, sua formação docente inicial, tendo a oportunidade de compreender e explicar o processo de ensino-aprendizagem. Tais como: propostas pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento, entrevistas com docentes e observação em sala de aula.
Essa reflexão coletiva busca na teoria elementos que ajudem a prática, permitindo a elaboração de práticas teóricas que serviram de base principal à futura prática profissional do aluno, desta maneira adquirindo formas mais concreta.
Temos como objetivo contribuir para o enriquecimento da discussão teórica e metodológica na disciplina da didática e da formação de professores.
Descrevemos e analisamos propostas buscando compreender e explicar o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo em que ele é vivenciado na sala de aula, precisamos propiciar ao professor com que ele trabalhe a oportunidade de exercer a docência ao mesmo tempo em que atua sobre ela.
É fundamental que o professor não só compreenda, mas, que interprete e explique a realidade da sala de aula, da escola e do ensino, mas também intervenha sobre ela. Esse tipo de trabalho exige um tipo de conhecimento profissional peculiar na interseção da teoria e da prática.
Nossa perspectiva é o trabalho docente como prática, em que a unidade teórico-prática se caracteriza pela ação- reflexão- ação. Porque unindo a prática e o conhecimento o professor aprende, compreende e transforma a situação do ensino, é nessa perspectiva que concebemos o trabalho docente.
Abordaremos agora as características que a criticidade abrange dentro do