tutorial
Fabiane de Jesus
UESC
LEMBRE-SE: O EXCEL É APENAS UMA CALCULADORA MUITO AVANÇADA.
Aqui temos algumas funções básicas. A primeira coluna é a operação matemática que queremos realizar. A segunda coluna é o exemplo. A terceira coluna é a função que deve ser digitada na célula e depois que dermos ENTER aparecerá o resultado, que está representado na quarta coluna.
Se temos os dados digitados na tabela do Excel e queremos utilizá-los sem precisar digitá-los novamente na função, podemos simplesmente clicar sobre a célula onde está o valor que quer usar e o Excel digitará para você o "endereço" da célula, mas você também pode digitar você mesmo no "endereço" da célula (por exemplo: B2). Abaixo temos alguns exemplos onde as grandezas diâmetro, altura e massa foram medidas em laboratório e estamos utilizando o Excel para realizar os cálculos de raio, área da base, volume e densidade do cilindro. Na primeira coluna está o nome das grandezas que foram medidas, na segunda coluna estão as medidas obtidas, na terceira coluna estão as equações que serão utilizadas (estas equações foram colocadas apenas para facilitar a compreensão, na quarta coluna está o nome das grandezas que serão calculadas e, finalmente, na quinta coluna estão as funções que serão digitadas para se obter o resultado.
Perceba que não foi necessário digitar todos os valores na quinta coluna, apenas foi digitado o "endereço" da coluna (B2, E2, E3, B4, B5 e E4).
1
Fabiane de Jesus - UESC
Depois que é dado o ENTER os valores são calculados (figura abaixo).
Se o cálculo que deseja realizar for muito comprido é aconselhável que você faça por partes, mas caso já tenha uma grande habilidade com o Excel pode digitar funções maiores, como mostra a figura abaixo.
Depois de dar o ENTER, temos o resultado.
2
Fabiane de Jesus - UESC
COMO FAZER MÉDIA E INCERTEZA DA MÉDIA
Digamos que você mediu o diâmetro de um palito de dente 5 vezes e digitou seus