Importância do aterro sanitario
Aterro sanitário esta ajudando na Coleta seletiva de lixo; na Geração de energia através de fontes não poluentes, chamada Termoelétrica.
Desenvolvimento sustentável é o grande desafio do século XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo.
O Brasil esta na lei de acabar com todos os lixões em ate 2015, implantando Aterros Sanitários.
Deve-se haver Aterro sanitário em toda cidade que possuem população urbana superior a 30 mil habitantes, dando fim a pratica dos lixões.
Minas Gerais possui hoje 17 aterros sanitários, que atendem a 31 municípios, e 54 usinas de triagem e compostagem, que atendem a 56 municípios, devidamente licenciados pelo Copam. Juntos, esses sistemas beneficiam cerca de 5,6 milhões de habitantes de Minas com tratamento disposição adequados de resíduos sólidos urbanos.
Definição de aterro sanitário:
Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, e também resíduos sólidos retirados do esgoto.
A base do aterro sanitário é constituída de proteções , como manta de PVC ,sobre uma camada de solo compactada para evitar o vazamento do material liquido para o solo, evitando a contaminação no lençol freático. O chorume deve ser tratado ou recirculado.
Seu interior deve possuir sistemas de drenagem de gases que possibilitam a coleta do biogás ( metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor) ) , que é formado pela decomposição dos resíduos. O biogás deve ser queimado. Esse gás deve ser queimado ou aproveitado para a geração de energia. Em casos de alguns países em desenvolvimento, como o Brasil, a utilização do biogás pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono ou CERs do