Biogás
Titulo: Biogás
Trabalho Acadêmico
Objetivo: Apresentar
Sumário:
Introdução
Capitulo I – Biogás de lixo a combustível 1. Biogás 1.1. Composição 1.2. História 1.3. Matéria Prima 1.4. Condições anaeróbicas 1.5. Biocombustível
Capítulo II - Produção 2. Biodigestor 2.1. Metano 2.2. Utilização
Introdução:
O biogás é uma mistura gasosa resultante da degradação anaeróbia da matéria orgânica dos resíduos sólidos depositados em aterros sanitários e dos efluentes industriais e esgotos domésticos tratados pelo processo anaeróbio.
Essa mistura gasosa é formada principalmente por metano e dióxido de carbono, em média, em partes iguais. Quanto maior a fração de metano, mais energia por unidade de massa o biogás contém. Há ainda dezenas de substâncias, como o gás sulfídrico, causador de mau cheiro, traços de siloxinas, que reduzem a vida útil dos equipamentos de uso energético, e vapor d’água.
Com a crise do petróleo, nas décadas de 1970 e 1980, o preço internacional da energia elevou-se significativamente. As incertezas do abastecimento levaram países do mundo inteiro a adotar estratégias de racionamento, a desenvolver fontes alternativas de energia, ou a expandir a produção de petróleo. Na época, a necessidade de garantir o suprimento básico de energia tornou-se questão de soberania nacional.
No Brasil, vários programas de energias alternativas floresceram entre eles o uso do biogás em veículos como substituto da gasolina. Para tanto foi empregado o biogás gerado em aterros e em reatores anaeróbios. Com o fim da crise, esses programas foram desativados. Tornou-se novamente prioritário o uso dos derivados do petróleo.
Capitulo I – Biogás de lixo a combustível 1.1. Composição
O biogás é considerado um combustível gasoso que possui um conteúdo energético muito elevado, um alto poder calorífico, semelhante ao do gás natural. Sendo o metano o principal constituinte do