A regiao e o espaço nacional
Vasco Brandão N.º18 12H
Introdução
Neste trabalho falo sobre vários sensores, os Syncro, que servem para a automação industrial, o LVDT que são sensores que medem o deslocamento linear e o Encoder que é um dispositivo eletromecânico
LVDT
Os LVDT são sensores para medições de deslocamento linear. Este sensores funciona com três bobines e um núcleo cilíndrico. Ele dá como saída um sinal linear, proporcional ao deslocamento do núcleo, que está fixado ou em contacto com o que se deseja medir.
A bobina central é chamada de primária e as outras são chamadas de secundárias. O núcleo é preso no objeto cujo deslocamento deseja-se medir e a movimentação dele em relação às bobinas é o que permite esta medição.
Vista em corte de um LVDT. A corrente é aplicada na bobina primária A, e faz com que uma tensão seja aplicada em cada bobina secundária B.
* Funcionamento
É introduzida uma corrente alternada que é aplicada na bobina primária, onde vai injetar uma tensão em cada bobina secundária. A frequência da corrente alternada está geralmente entre 1 e 10 kHz.
Quando o núcleo se movimenta as tensões das bobinas secundárias alteram-se. As bobinas são conectadas em série reservada, e a tensão de saída é a diferença entre as duas tensões secundárias. A tensão de saída vai ser zero quando as tensões com a mesma amplitude forem opostas, e o núcleo estiver na posição central, separado das bobinas secundárias.
Quando o núcleo muda de direção a tensão numa das tensões secundárias aumenta, enquanto a outra diminui, assim a tensão atinge o máximo. Esta tensão está em fase com a tensão primária. A amplitude da tensão de saída e proporcional a distancia movida pelo núcleo.
O núcleo pode mover-se livremente, já que não entra em contacto com o interior do tubo, assim o LVDT é um dispositivo de alta confiabilidade.