Física na Música - Básico resumido
Oque é o som?
O som basicamente é a maneira como nossos ouvidos interpretam a viração do ar. Nós humanos somos capazes de escutar frequências de 20Hz (sons graves) até frequências de 20KHz (sons agudos).
Período
Na área de física, é chamado de período o tempo necessário para que um movimento realizado por um corpo volte a se repetir.
Por exemplo, em um relógio de pêndulo, o período do pêndulo é determinado pelo tempo que este leva para realizar o movimento de ida e de volta. Nota-se que, depois deste período, o pêndulo fará o mesmo movimento novamente, ou seja, se repetirá.
No Sistema internacional de unidades (SI), o período é medido em segundos (s)
O período é usualmente representado pela letra T. O inverso do período é chamado de frequência.
T= 1/f
T - período f - frequência
Frequência
Frequência significa o quanto alguma coisa se repete e se essa repetição é maior ou menor. Por exemplo, se alguém perguntar com que frequência você faz aniversário, a resposta será uma vez ao ano. Se a pergunta é com que frequência você vai à escola, ou ao serviço, a resposta pode ser cinco vezes (dias) por semana.
Obs.: Para contagens por unidade de tempo, a unidade no SI para a frequência é o hertz (Hz), em homenagem ao físico alemão Heinrich Hertz, 1 Hz significa que o evento se repete uma vez por segundo. Um nome anterior para esta unidade foi ciclos por segundo. f = 1/T
T – período f – frequência
As notas musicais e suas frequências
O som é produzido por vibrações e que para podermos trabalhar esse som, precisamos transformá-lo em eletricidade, que chamamos de sinal. Essas vibrações e as consequentes oscilações do sinal podem ser mais rápidas, ou mais lentas. Quanto mais rápidas, maior será a frequência e mais agudo o som. Quanto mais lentas, menor será a frequência, e mais grave o som.
O período é usualmente representado pela letra T. O inverso do período é chamado de frequência.
Em áudio, e na eletrônica, medimos a