psicologia
A palavra Gestalt é um termo intraduzível do idioma alemão para o português. Refere-se ao processo de dar forma, feição, aparência, porte, estatura, conformação; às quais ainda se pode acrescentar estrutura e configuração.
A Gestalt ou psicologia da forma surgiu no início do século XX e trabalha com dois conceitos: supersoma e transponibilidade.
D acordo com a teoria gestáltica, na supersoma não se pode ter o conhecimento do “todo” por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes. Ex.: 1+1 soma-se 3 e não simplesmente 2, ( A+B )=C, um terceiro elemento.
Na transponibilidade, a forma do objeto independe de seus elementos. Uma porta, independente da matéria que a constitui, seja madeira, aço, PVC, continua sendo uma porta.
Segundo a Gestalt, a arte se funda no princípio da pregnância da forma ( simetria e equilíbrio ). O importante é perceber a forma por ela mesma, vê-la como “todos” estruturados, resultados de relações.
A Gestalt após sistemáticas pesquisas, apresenta uma teoria nova sobre o fenômeno da percepção. Segundo essa teoria, o que acontece no cérebro não é idêntico o que acontece na retina. A excitação cerebral não se dá por pontos isolados, mas por extensão. A primeira sensação já é de forma, já é global e unificada.
O” fenômeno phi” é uma ilusão de óptica, descrita por Max Wertheimer em um trabalho em 1912, onde ele afirma que a sensação de movimento seja causada por uma sucessão de imagens paradas. O cinema e desenhos animados são construídos nessa ilusão de movimento, a imagem percebida em movimento na realidade são conjuntos de imagens fixas ( frames ), quanto mais frames são projetados na tela por segundo, mais perfeita é a sensação de movimento.
O conceito de insight é um acontecimento cognitivo que pode ser associado a vários fenômenos podendo ser sinônimo de compreensão, conhecimento, intuição. É a perspicácia ou a capacidade de aprender alguma coisa e acontece quando uma solução surge de forma