mecanica fundamental
Disciplina de Mecânica Fundamental
Movimento Retilíneo Com Velocidade Uniforme
Março 2014
1.Introdução
Essa experiência visa o estudo do movimento retilíneo uniforme, analisando a uniformidade da velocidade, através da aferição do tempo em que uma bolha de ar, em um tubo de vidro com água, leva para atingir determinadas distâncias, e a velocidade com que a mesma percorre esses percursos. Permitindo, assim, atestar a veracidade da constância do movimento e verificar que o operador é parte fundamental do experimento. Variando a declividade do tubo, será possível comparar os resultados e determinar a influência que esta possui sobre o tempo e a velocidade da bolha.
2.Objetivos
Através dos dados colhidos, objetiva-se determinar o movimento retilíneo uniforme de uma bolha de ar em um tubo sem atrito, confeccionar gráficos para relacionar as grandezas físicas e provar a influência da declividade da reta (coeficiente angular) no MRU.
3.Fundamentação Teórica
Denomina-se movimento retilíneo quando a trajetória é uma linha reta. Movimento uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante, em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais. Sendo assim, sua velocidade é constante e diferente de zero, não havendo aceleração. A declividade da reta determina a velocidade média do móvel. A declividade da reta é diretamente proporcional a velocidade média do móvel.
Sendo assim, podemos dizer que a velocidade do móvel é dada pelo seu deslocamento por unidade de tempo, ou seja:
Vm = Δx / Δ t
4.Material Utilizado
1 tubo de vidro preenchido com água e uma bolha de ar
1 régua milimetrada de 100 cm
1 cronômetro
1 bloco de madeira
1 marcador permanente