Traba Musica
Aluna: Amanda Ferreira da Costa Turma: 14.02
Profª: Maria Helena
TRABALHO DE MÚSICA
Palmas,To
São quatro as famílias ou naipes de instrumentos: Cordas, Madeiras, Metais e Percussão.
Cada família – naipe – tem suas características. Nas cordas, os músicos produzem o som ao passarem um arco por cordas retesadas, ou mesmo ao dedilharem as mesmas. Já nas madeiras e metais, os sons são produzidos pelo sopro dos músicos. Por fim, dos instrumentos de percussão os músicos obtém o som ao percutirem-nos ou agitá-los.
A FAMÍLIA DAS CORDAS
As cordas são a base das orquestras, pois constituem mais da metade dos instrumentos da mesma. Esta família é formada por: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas.
Comparando esses instrumentos com as vozes humanas temos:
. os violinos executam as vozes femininas: soprano e contralto
. as violas e os violoncelos executam as vozes masculinas: tenor e baixo
O violoncelo, por exemplo, pode reproduzir a altura das quatro vozes, porém é um instrumento mais próprio para o registro grave. Já a viola, tem extensão para três vozes: tenor, contralto e soprano.
O contrabaixo é nas cordas o instrumento de dobra do baixo, executando essa voz uma oitava abaixo. Já a harpa, é um instrumento completo, que tem possibilidade de executar a melodia e a harmonia ao mesmo tempo, tal qual o piano.
A FAMÍLIA DAS MADEIRAS
Os instrumentos da família das madeiras são responsáveis pela maioria dos solos dos sopros e fazem a ligação entre as cordas e os metais, bem como ajudam a manter a afinação de todo o conjunto. Aliás, a nota da afinação de toda a orquestra – o Lá3 – parte de um dos instrumentos do grupo das madeiras: o oboé.
Os instrumentos da família das madeiras são: flautas, flautins ou piccolos, oboés, corne inglês, clarinetas, clarinetas baixo ou clarones, fagotes e contra fagotes.
Esses instrumentos tem como característica principal a