OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADOS EM ESPAÇOS CULTURAIS
Marquês
OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADOS EM ESPAÇOS CULTURAIS
“MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA”
São Paulo-SP
2014
Carla Alves dos Santos – B880EH-4
Erika Halcsick Dorth- B7425H-4
Janaina de Souza O. Silva- B77725-7
Kamylla Soares de Oliveira- B734FG-7
Introdução Este trabalho tem como objetivo apresentar um espaço cultural para aprimorar nosso conhecimento e gosto pela arte. Escolhemos o Memorial da América Latina por ser um centro de cultura importante e de grande influência artística é um local de fácil acesso para pessoas de qualquer classe social e nível de cultura e pouco explorado por nós.
VISITA TÉCNICA EM 04/10/2014
Horário de entrada: 11:00
Horário de saída: 15:00
O MEMORIAL
O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989 na cidade de São Paulo, Brasil. O conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina, situado em um terreno de 84.482 metros quadrados no bairro da Barra Funda. Seu projeto cultural foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro. É uma fundação de direito público estadual, com autonomia financeira e administrativa, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura.
O complexo é constituído por vários edifícios dispostos ao longo de duas áreas unidas por uma passarela, que somam ao todo 25.210 metros quadrados de área construída: o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, o Centro de Estudos, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simón Bolívar (que sofreu um incêndio na tarde de 29 de novembro de 2013), o Anexo dos Congressistas e o edifício do Parlamento Latino-Americano. Na Praça Cívica, encontra-se a escultura em concreto, também de Niemeyer, representando uma mão aberta, em