Industria Cultural
2) Indústria cultural, é um termo concebido pelos teóricos. As reflexões acerca desse tema surgiram a partir de uma “cultura industrializada” vista no período do nazismo,pois toda arte produzida era dirigida somente àquele sistema. Já nos Estados Unidos, Adorno vê o sistema da indústria cultural de forma “enrustida” principalmente no entretenimento, e é através do cinema, por exemplo, que a indústria cultural se faz presente e nos apresenta uma comunicação de massa, pois neste caso tinha o intuito de “desviar” os olhares da população aos problemas sociais da década de 30 que se consagrou.
3) O desenvolvimento da indústria cultural no Brasil ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico e teve como marco a introdução do rádio, na década de 1920, da televisão, na década de 1950, recentemente, nos anos 1990, da internet. Os outros não são tão bem expressivos quanto a televisão e o rádio, por exemplo, os livros.
4) O que passou a reger a sociedade foi a lei do mercado, e com isso, quem conseguisse acompanhar esse ritmo e essa ideologia de vida, talvez, conseguiria sobreviver; aquele que não conseguisse acompanhar esse ritmo e essa ideologia de vida ficava a mercê dos dias e do tempo, isto é, seria jogado à margem da sociedade. Nessa corrida pelo ter, nasce o individualismo, que, segundo o nosso filósofo, é o fruto de toda essa Indústria Cultural.
5) através desta industria cultural, se é jogo em meio a sociedade um tipo de cultura, uma forma para se comportar, algo para consumir, um modo de se vestir, um modo de ser, onde sem perceber somos influenciados por elas
6) São aqueles meios de comunicação que abrangem grande parte do mundo, transmitindo a informação