“Olhares e leituras contextualizados em espaços culturais”
Andréia de Lira Silva RA: A61911-9
Elisângela Martins Oliveira Fogaça RA: A45295-8
Eunice Solange Costa Guedes RA: A530AH-0
“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADOS EM ESPAÇOS CULTURAIS”
MUSEU MASP
Santana de Parnaíba
2.012
[pic]
O museu MASP consiste em um espaço social e cultural que tem como missão "Incentivar, divulgar e amparar, por todos os meios ao seu alcance, as artes de um modo geral e, em especial, as artes visuais, visando o desenvolvimento e o aprimoramento cultural do povo brasileiro"
1. Introdução
Fundado em 1947, o MASP (Museu de arte de São Paulo) foi idealizado por Assis Chateaubriand, empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano. A princípio, instalou-se em quatro andares do prédio dos Diários Associados, império de Chateaubriand formado por 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, editora e a revista O Cruzeiro.
As primeiras obras de arte do museu foram selecionadas pessoalmente por P. M. Bardi na Europa do pós-guerra, em suas inúmeras viagens às principais capitais culturais com Chateaubriand. Chatô, como era chamado, usava seu prestígio político-empresarial entre os grandes empresários da época para arrecadar os recursos para a aquisição das obras.
Como São Paulo era na época a grande capital financeira, principalmente devido à circulação do dinheiro das indústrias e do café, decidiu-se que o MASP seria construído nesta cidade. A nova sede, na próspera Avenida Paulista, foi projetada por Lina Bo Bardi. Foram 12 anos entre projeto e execução. Lina trabalhou sob uma condição imposta pelo doador do terreno à prefeitura de São Paulo: a vista para o Centro da cidade e para a Serra da Cantareira teria de ser preservada, através do vale da avenida 9 de Julho.
Assim nasceram as quatro colunas