A visão da qualidade, dos sistemas e dos melhoramentos
A visão da qualidade, dos sistemas e dos melhoramentos
4.1 – Melhoramento da produção
Deming e outros pensadores ensinaram aos japoneses os requisitos da qualidade necessários para que o Japão pudesse competir em igualdade de condições, ou superioridade, com as indústrias ocidentais. Idéias simples, somadas à cultura japonesa de dedicação e concentração, acabaram por gerar uma “revolução” nos métodos e processos. Mas o mais importante é que, uma vez tudo implementado, chegaram a conclusão de que, sempre, podiam fazer melhor.
KAIZEN - Nenhum dia poderá passar nas organizações sem que algo tenha sido melhorado
Assim sendo, todos os envolvidos nos processo produtivos devem estar sempre alerta, no sentido de identificar todas as possibilidades de melhorias, evitando assim a ocorrência de falhas, ou garantindo a recuperação dos processos caso ocorram.
•
Medida de desempenho
Como tudo na administração, precisamos de retornos de informação que permitam avaliar se decisões tomadas e implementadas surtiram os esperados efeitos. No caso de operações produtivas, as medidas de desempenho consideram as formas de quantificar esse desempenho, lembrando os cinco objetivos de desempenho a considerar: qualidade – flexibilidade – confiabilidade – rapidez – custos
Segundo Slack, uma forma de apresentar os objetivos de desempenho e os requisitos de mercado são os diagramas polares, onde os requisitos são lançados em cada um dos vetores que representam cada objetivo de desempenho.
Uma análise temporal desse tipo de diagrama vai permitir uma avaliação das mudanças mercadológicas, geradas pela introdução de novas tecnologias, surgimento de novos conceitos, exigência de novos patamares de qualidade ou custo, entre outros.
As questões básicas a considerar nessas avaliações serão:
Que fatores utilizar para medir o desempenho?
Quais fatores são mais importantes?
UNIP – 2012-2
Rodolpho Antonio Mendonça Wilmers
O que deve ser detalhado?