diferentes tipos de mapas
Falando de um modo simples, os mapas topográficos te permitem ter uma visão tridimensional da paisagem sobre uma superfície bidimensional. Em acampamentos e trilhas são muito importantes para se determinar qual o caminho mais curto, qual o caminho menos cansativo, qual o caminho mais fácil, onde podemos encontrar fontes de água, entre outras coisas.
Um mapa é uma versão reduzida e simplificada da realidade. Um mapa topográfico inclui informações de relevo e hidrografia que são essenciais ao navegador; nem pense em navegar com um mapa político ou rodoviário, com esse mapa podemos identificar morros, vales, lugares altos ou baixos. O que caracteriza um mapa topográfico é a presença de curvas de nível e pontos cotados, conforme imagem acima.
As principais utilidades podem ser por exemplo saber qual o caminho menos cansativo (pois eu sei a altura dos montes), o mais curto (pois eu sei as distâncias) e o principal, qual rumo tomar, entre outros. 2. Identificar pelo menos 20 sinais e símbolos usados em mapas topográficos
CORES
Branco – representa a floresta com excelentes condições de corrida
Arvore especial / isolada
Elemento especial de vegetação
Área semi-aberta Marrom – representa todos os elementos topográficos como curvas de nível, buracos, colinas, depressões
Curva de nível Depressão Pequena depressão Preto – representa elementos construídos pelo homem (estradas, edificações, postes, torres, cercas, etc.) e, também, todos os elementos rochosos (pedras, solo rochoso, etc.)
Estrada de terra
Trilha
Linha de Alta Tensão
Linha Elétrica Azul – representa todos os elementos de água, como rios, córregos, lagos, nascentes, poços, etc
Lago