Aula 10
10
Mapas temáticos qualitativos e ordenados Vinicius da Silva Seabra
Otavio Rocha Leão
Cartografia
Meta da aula
Discutir a representação de variáveis qualitativas e ordenadas, a partir de mapas temáticos. Objetivos
Esperamos que, ao final desta aula, você seja capaz de:
1. demonstrar as etapas de criação dos mapas temáticos qualitativos;
2. demonstrar as etapas de criação dos mapas temáticos ordenados.
68
Aula 10 – Mapas temáticos qualitativos e ordenados
INTRODUÇÃO
Na aula anterior, aprendemos sobre a utilização dos mapas temáticos, apresentando a importância destas ferramentas para a análise geográfica. Dentro desses estudos, vimos ainda que as representações temáticas podem se diferenciar em virtude dos tipos de dados e símbolos utilizados.
Sendo assim, podemos deduzir que, de acordo com o tipo de dado simbolizado, temos diferentes metodologias de mapeamento.
Por isso torna-se muito importante aprender mais sobre estas formas de representação, entendendo um pouco melhor as especificidades existentes na construção dos diferentes tipos de mapas temáticos.
69
Cartografia
Nesta aula, iremos aprender mais sobre os mapas temáticos, especialmente sobre os mapas temáticos qualitativos e ordenados.
Vamos abordar cuidadosamente as principais etapas de criação de cada um destes tipos de mapas, apontando ainda os seus principais usos e aplicações. Vamos em frente!
Os mapas temáticos qualitativos
Vimos na aula anterior que a Cartografia Temática tem como objetivo principal o desenvolvimento de metodologias voltadas para a construção de mapas temáticos. Assim, está envolvida com as técnicas de aquisição dos dados, com o processamento dos dados e com a representação final das informações obtidas.
Também aprendemos que, segundo a natureza do dado, os mapas temáticos podem ser classificados como: qualitativos, ordenados ou quantitativos. Os mapas qualitativos, que também são conhecidos como mapas nominais, são aqueles que representam
características