aula 10
1 – Defina as principais características do perfil:
A – ANALÍTICO
Analisa demais antes de tomar decisão, e não age por impulso é controlador e comunicativo.
B – SENSITIVO
É sensível, atenciosa, mais que acredita que tudo acontece com ela.
C – INTUITIVO
Imaginativo, observa e tiram suas próprias conclusões, criativos e complexos.
D – PRODUTOR
Produtivas, dinâmicas, aprendem melhor quando fazem na prática.
2 – Em sua opinião, como devemos proceder no ambiente de trabalho para que estas diferenças de estilos não interfiram no convívio?
Resposta: No ambiente de trabalho devemos ser ponderados equilibrando nossa forma de agir e de pensar, objetivando realizar o trabalho sem nenhuma discordância e sem nenhum elo afetivo para interferir nas ações.
3 – O que você entendeu por Dissonância Cognitiva?
Resposta: Dissonância cognitiva é um termo da psicologia social, que se refere ao conflito entre duas ideias, crenças ou opiniões incompatíveis. Como esse conflito geralmente é desconfortável os indivíduos procuram acrescentar "elementos de consonância", mudar uma das crenças, ou as duas, para torna-las mais compatíveis. Este efeito foi descrito pela primeira vez numa experiência realizada nos Estados Unidos por Leon Festinger e Carlsmith em 1959.
Trata-se da percepção da incompatibilidade entre duas cognições diferentes, onde "cognição" é definido como um qualquer elemento do conhecimento, incluindo as atitudes, emoção, crenças ou comportamentos. A dissonância ocorre a partir de uma inconsistência lógica entre as suas crenças ou cognições (por exemplo, se uma ideia implicar a sua contradição). A consciência ou a percepção de contradição pode tomar a forma de ansiedade, culpa, vergonha, fúria, embaraço, stress e outros estados emocionais negativos.
4 – Que lição é possível aprender com a fábula A Raposa e as Uvas?
Resposta: A lição é que aqueles que são incapazes de atingir uma meta tendem a depreciá-la, para diminuir o peso de seu insucesso, onde