Tecido Nervoso
Controle e integração corporal
TECIDO NERVOSO
- O grau mais elevado de comunicação entre as células capaz de transmitir de forma rápida e eficiente as informações é observado no tecido nervoso nervoso. - O tecido nervoso está distribuído pelo organismo de forma interligada, resultando no sistema nervoso central (SNC) e periférico (SNP).
FUNÇÃO DO TECIDO NERVOSO
- Receber informações do meio ambiente através dos sentidos e do meio interno como temperatura, estiramento e níveis de substâncias.
- Processar as informações captadas pelas células receptores de estímulos.
- Elaborar uma resposta que resulte em ações como contração muscular e a secreção de glândulas; em sensações, como dor e prazer, ou em informações cognitivas, como o pensamento, o aprendizado e a criatividade. Sentir frio
Falar e sorrir
Ouvir música
Subir escada
Comer e digerir
Abraçar alguém
Brincar de bola
Dirigir o carro
Ver filmes
CÉLULAS DO TECIDO NERVOSO
- O tecido nervoso apresenta variedade de células e pouca substância intercelular.
- É formado por NEURÔNIOS e pelos GLIÓCITOS ou
CÉLULAS DA GLIA
GLIA.
NEURÔNIO
NEURÔNIOS
- Os neurônios apresentam três estruturas principais: o Dendritos: prolongamentos aferentes ramificados do neurônio, especializados na recepção de estímulos provenientes de outros neurônios ou de células sensoriais. o Corpo celular: região onde se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas, sendo a região metabolicamente ativa da célula. o Axônios: prolongamento eferente, único e alongado.
Transmite os impulsos nervosos provenientes dos dendritos para outras células (nervosas, musculares, glandulares, etc).
Neurônios do córtex cerebral.
Esquema mostrando as estruturas presentes em neurônio.
Os axônios estão revestidos por dobras únicas ou múltiplas formadas por células envoltórias, chamadas de células de Schwann, encontradas nas fibras nervosas periféricas (SNP).