A valorização do Latim no Curso de Letras
Mônica Valéria Corrêa Portela MORAES*
Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF________________________________
A valorização do Latim no curso de Letras visa dar valor à disciplina Latim no curso acadêmico de Letras, à luz do referencial teórico e de produções acadêmicas. Dando destaque ao fator desinteresse por parte dos discentes de Letras à disciplina já mencionada. E ainda o despreparo dos docentes de Latim na graduação.
Palavras-chave: Valorização. Latim. Curso de Letras.
1. INTRODUÇÃO
O Latim é uma língua muito antiga. Ela teve origem na região do Lácio no século VII a.C. na península Itálica. Por um longo período o latim foi uma língua oficial que representava o poder de Roma. Mas, mesmo sendo importante, é caracterizada como uma língua morta, porém ainda é a língua oficial da Cidade do Vaticano e do Rito Romano. Verifica-se que ainda tem uma enorme influência sobre diversas línguas vivas; ao servir de base para a diversos estudos acadêmicos e direito. Quando se trata do Latim no curso de Letras, constata-se o fator desvalorização, e isso, tem feito com que vários profissionais de Letras adquiram a graduação, porém não compreendem a importância histórica e as influências no mundo atual do Latim, já que falamos o Português e este é derivado do Latim Vulgar.
Constata-se ainda que o latim nos ajuda a entender melhor o português, o processo de evolução das línguas e nos auxilia também a inferir significados de termos desconhecidos.
Assim, além das razões ditas anteriormente, acrescentam-se o despreparo dos profissionais que ministram as aulas de Latim nos cursos de Letras, e o desinteresse por parte dos alunos já que não são motivados durante as aulas no segmento acadêmico.
________________________________
* Mônica Valéria Corrêa Portela Moraes [monicavaleriacp@yahoo.com.br] é Pós-graduanda do curso de Docência do Ensino Superior pelo IESF. Graduada em Letras - Português e Inglês e suas