Portofolio de latim
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE LETRAS
LEANDRA BASTOS JOVITA ZETOLE
TRABALHO iNterDISCIPLINAR
BOM JESUS DA LAPA - BA
2011
LEANDRA BASTOS JOVITA ZETOLE
TRABALHO iNterDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso de Letras, Módulo I, como requisito de avaliação da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Tutora eletrônica: Adriana Borges de Morais Gaiotto
Bom Jesus da Lapa - Bahia
Maio/ 2011
O caráter social da língua é facilmente percebido quando levamos em conta que ela já existe antes mesmo de nós nascermos: cada um de nós já encontra a língua formada e em funcionamento, pronta para ser usada. E, mesmo quando deixamos de existir, a língua substituirá independente de nós (Terra, 1997, p. 20)
O presente trabalho tem por objetivo destacar a importância do latim na origem da Língua Portuguesa, bem como ressaltar sua utilização no nosso dia-a-dia. De acordo com o que foi pesquisado, o latim teve seu inicio por volta do século VIII a. C, na península itálica, precisamente onde mais tarde foi fundada a cidade de Roma; pelas legiões romanas que impuseram sua língua para os povos conquistados. No entanto há teóricos que afirmam haver registros da língua latina que são datados desde o século XI e VI a. C, nos quais já se utilizava resquícios desta língua, tratando-se de antigas inscrições. No entanto bem opostas as que chegaram a séculos posteriores. O latim é de fundamental importância no estudo da língua portuguesa, sendo que o português é oriundo do latim vulgar; (sermo vulgaris) sendo este falado pelas pessoas de classes inferiores, enquanto o latim clássico (sermo litterarius) falado somente pela elite romana, esta divisão do latim ocorreu devido a expansão