Economia
Foi na década de 50 que o Brasil começou a se modernizar. Foi nesta década que chegou ao Brasil a televisão, ocasionando profundas mudanças nos meios de comunicação.
A imprensa falada ganha corpo com radio levando informação aos mais remotos rincões, o mundo passa por uma efervescência cultural atingido o Brasil com uma intensa movimentação tanto na musica quanto no cinema, teatro, sendo a Bossa Nova um grande exemplo desses movimentos.
O país engatinha a caminho da modernização, passando de país agrário, com a maior parte da população morando no campo a caminhar para a industrialização com a população migrando do campo para as cidades proporcionando um grande crescimento destas e se urbanizando.
Os anos 50 se caracterizaram por uma profunda modificação na sociedade brasileira. Nesta década o Brasil inicia os primeiros passos para entrar no caminho do desenvolvimento econômico. Foram anos de intensa movimentação política culminando com a chegada de Juscelino à presidencia, prometendo modernizar o Brasil. Seu grande feito que o projetou para história foi a contruçao de Brasília a nova capital. A novidade governamental foi seus planos de metas,prometendo governar 50 anos em 5.O populismo impera com governantes com grande apelo popular.
O grande populista, Getulio que sai da vida para passar para historia em 1954.
Os grupos sociais começam a se organizar em associações, sindicatos e partidos dando o chute inicial do que seriam as grandes mudanças ocorridas nos anos 60.
O objetivo da autora é traçar paralelos entre a atuação dos grupos sociais e sua movimentação, traduzindo os conflitos pelos quais passava Brasil em processo de modernização.
Em 1950 alguns problemas de grande importância dificultaram o desenvolvimento industrial:
*falta de energia elétrica;
*baixa produção de petróleo;
*rede de transporte e comunicação deficientes.
Para tentar sanar os dois primeiros problemas, o presidente Getúlio Vargas