Contexto para surgimento da sociologia
1. Introdução
A sociologia, como toda ciência, tem sua história, suas peculiaridades e objeto distinto de estudo: a sociedade. Como toda história, possui momentos, fases, um contexto, teorias e pessoas que se destacaram na constituição das mesmas.
Portanto, o presente trabalho busca explanar o contexto no qual a sociologia surgiu, sua necessidade e historicidade e demonstrar a contribuição de importantes teóricos como Émile Durkheim, Wax Weber e Karl Marx contribuíram para a evolução e o desenvolvimento dessa ciência.
2. O Contexto para o surgimento da sociologia
O século XVIII foi marcado por radicais transformações na sociedade, fundamentalmente pela consolidação do capitalismo e das revoluções industrial e francesa que mudaram o curso social na época. A revolução industrial consolidou o capitalismo e novas formas de viver, houve aumentos nos índices de suicídios, prostituição e violência, os valores e princípios também estavam em transformação.
A Revolução Francesa foi a grande oportunidade para os filósofos ansiosos por modificarem a mente social, e os iluministas que também queriam apresentar ao povo a irracionalidade e as injustiças de algumas instituições, apregoando liberdade e igualdade que depois vieram a se tornar falsos preceitos. Tais fatos exigiram um estudo cientifico aplicado da sociedade.
Resultando no positivismo, pensadores tentaram reorganizar a sociedade contra a revolução, tendo conhecimento das leis que regem os fatos sociais e assim instituindo a sociologia. Esse movimento trouxe de volta a valorização de algumas instituições que a revolução francesa tentou destruir e formou uma "física social", criada por Comte, "pai da sociologia".
3 Contribuição de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx para a sociologia.
3.1 Émile Durkheim
Nascido em Epinal, na Alsácia em 1858, Émile Durkheim é visto como um dos primeiros grandes teóricos