Contexto histórico do surgimento da sociologia
ANA RITA DE JESUS MOTA
CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO
DA SOCIOLOGIA
Salvador
2011
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ANA RITA DE JESUS MOTA
CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO
DA SOCIOLOGIA
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Sociologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Karen Sasaki e do tutor William Santos.
Salvador
2011
INTRODUÇÃO
Desde primórdios, o homem é objeto de estudo do próprio homem. Ciências foram criadas para entender e decifrar esse ser único que difere dos demais seres do globo e como ele atua em sociedade. A Antropologia analisando-o com base nas características biológicas e sócio-culturais dos diversos grupos; a Filosofia estudando o pensamento humano; a Psicologia que o vê como indivíduo, estudando seus processos mentais e a Sociologia que se interessa pelo comportamento das pessoas enquanto seres sociais.
É esse último campo de estudo que abordaremos no texto a seguir. A Sociologia não estuda o homem em si; ela estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos e interagem no interior desses grupos. É a ciência da sociedade.
O termo Sociologia foi criado no século XVIII por Augusto Comte (considerado tradicionalmente como o Pai da Sociologia) da palavra latin Socius (associação) e o grego Logus (estudo). Comte tinha como objetivo unificar todos os estudos sobre a humanidade, mas só a partir da influência de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia se institucionalizou como ciência. (CAMARGO, 2011).
CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A Sociologia surgiu em meio a um processo de transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII e oriundas das Revoluções Francesa e Industrial. Tais transformações afetaram toda a sociedade.
A Revolução Francesa foi um marco na História