Sociologia e seu contexto de surgimento
Esse estudo e compreensão não é feito só a partir de pequenos grupos, como as famílias, mas também a partir de um número elevado de pessoas, como religiões e grupos étnicos, por isso não representa interesse só por parte dos sociólogos, pelo fato de tentar entender e compreender a sociedade, pode em diferentes graus de intensidade atingir outras diferentes áreas do conhecimento, como inclusive a engenharia. Porém em que contexto surge essa ciência, que vem de uma maneira tão revolucionária explicar a convivência humana e suas consequências.
A sociologia surge em meio a um contexto de revoluções, mas para melhor explicarmos vamos voltar um pouco no contexto histórico pra que então possamos explicar de onde surge a necessidade de se ter uma ciência para compreender os grupos sociais, estudando e explicando os.
A Revolução Industrial, ocorreu em meados do século XVIII, na Europa (mais precisamente na Inglaterra) e com ela mudou o modo de produção, que passou a ser mecanizado substituindo a força do trabalho humano por máquinas, o que fez mudar radicalmente a estrutura social anteriormente pré-estabelecida. Assim como a Revolução industrial outra revolução abalou as estruturas sociais, que fora a revolução francesa, agora veremos como cada uma dessas contribuiu para a sociologia.
Ambas tiveram o valor de embasar e fortalecer o sistema capitalista. A revolução industrial não significou somente a introdução de máquinas a vapor e os sucessivos aperfeiçoamentos na maneira de produzir, representando assim o grande apogeu do capitalismo. Esta mesma revolução abala e desestrutura a vida no âmbito moral, cultural e material,