violencia sexual
Cilene Bachmann Nogaretti
Prof.ª Tatiana M. Baeumle
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (SESO 521) - Prática Educativa Modulo IV
01/06/2011
RESUMO
A violência sexual contra crianças e adolescentes têm um forte impacto psicológico tanto na vitima como em seus familiares, exigindo um acompanhamento especializado de vários profissionais sendo necessário se faz um acompanhamento prolongado. Pessoas que sofreram abuso sexual na infância ou adolescência carregam seqüelas emocionais provenientes do abuso, em diferentes graus. Esse trabalho aponta para algumas conseqüências do abuso sexual infantil, com o objetivo de entender o seu impacto no desenvolvimento da criança. No Brasil, o conhecimento sobre a dimensão da violência familiar é ainda escasso. Todavia, existem evidências apontando para um cenário merecedor de enfrentamento imediato. Nesta perspectiva, o presente artigo destaca o campo das investigações sobre o tema, procurando explicitamente fazer uma ponte entre a apropriação do conhecimento gerado e efetivas propostas de ação.
Palavras-chave: Sexualidade, violência sexual, infância e adolescência.
1 INTRODUÇÃO
A violência sexual contra crianças e adolescentes tem se tornado à cada dia mais visíveis embora sempre a tivemos nunca antes, houve tantas denuncias. O que nos deixa muitas vezes perplexos, mas ao mesmo tempo esperançosos em ver que seus agressores não continuem impunes.
O estatuto da criança e adolescente, estabelece claramente o dever de todos (família, estado e sociedade;) de garantir, com absoluta prioridade o atendimento, resgate e proteção dos direitos das crianças e adolescentes,em especial daquelas vitimas de exploração e abuso sexual.
Define-se abuso ou violência sexual na infância e adolescência como a situação em que a criança, ou o adolescente, é usado para satisfação sexual de um adulto ou adolescente mais velho, (responsável