Contexto histórico de surgimento da sociologia
PODEMOS ENTENDER A SOCIOLOGIA COMO UMA DAS MANIFESTAÇÕES DO PENSAMENTO MODERNO OCIDENTAL.
O SEU SURGIMENTO OCORRE NUM CONTEXTO HISTÓRICO ESPECIFÍCO, QUE COINCIDE COM OS DERRADEIROS MOMENTOS DA DESAGREGAÇÃO DA SOCIEDADE FEUDAL E DA CONSOLIDAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA.
O SÉCULO XVIII CONSTITUI UM MARCO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DO PENSAMENTO OCIDENTAL E PARA O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA.
AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS QUE SE ACELERAM A PARTIR DESSA ÉPOCA COLOCARÃO PROBLEMAS INÉDITOS PARA OS HOMENS QUE EXPERIMENTAVAM AS MUDANÇAS QUE OCORRIAM NO OCIDENTE EUROPEU.
PENSAMENTOS QUE INFLUENCIARAM O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
• O Pensamento filosófico do século XVII popularizou os avanços do pensamento científico. Para François Bacon (1561-1626) o Método Indutivo era baseado na observação e na experimentação, ampliando o poder do Homem e sendo entendido e aplicado ao estudo da sociedade.
• Os ideólogos da burguesia (iluministas) posicionavam-se de forma revolucionária e atacavam os fundadores da sociedade feudal. Insistiam numa explicação da realidade tendo como base o modelo das Ciências Naturais.
• Influenciado pelo Modelo das Ciências Naturais, Condocet em 1742, desejava aplicar os métodos matemáticos ao estudo dos fenômenos sociais, daí o primeiro nome dado ao pensamento social da época, como “matemática social”.
• Iluministas e burgueses se posicionavam contra as classes que sustentavam a dominação feudal.
• A burguesia toma o poder em 1789. O objetivo da Revolução Francesa não era apenas mudar a estrutura do Estado, mas abolir radicalmente a antiga forma de sociedade e promover profundas inovações na economia, na política e na vida cultural.
• As transformações econômicas, políticas e culturais criaram problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no Ocidente Europeu: A Revolução Industrial e a Francesa, foram acontecimentos