A importância de se estudar Latim
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR O LATIM
PARA O APRENDIZADO DA SINTAXE
DA LÍNGUA PORTUGUESA
PELOS DISCENTES DE LETRAS DA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC-BA
Francisco Moreira Luna Neto (UESC-BA) luna_uesc@hotmail.com INTRODUÇÃO
Falar de um idioma estrangeiro, e neste caso o latim, é trilhar por uma história, é falar da cultura de um povo que influenciou no surgimento das novas línguas, as chamadas neolatinas, tidas hoje como modernas. Estudando-a podemos seguir um caminho que reúne conhecimentos étnicos, culturais e linguísticos, observando como um país em seu auge imperialista, levando estes aparatos, influenciaram na formação dos idiomas modernos. Assim, podemos verificar uma interligação etnolinguística e até mesmo cultural, na formação dos povos colonizados pelo império Romano.
Porém, como este trabalho trata de um estudo linguístico – cabe ressaltar que sendo o latim uma língua mais estruturada linguisticamente – com o contato dos outros idiomas dos colonizados e devido a sua superioridade política, interligou-se linguisticamente aos outros idiomas e assim, as línguas modernas mantiveram certa estrutura – morfossintático, léxicosemântico e fonético – idêntica ao latim, surgindo, a partir daí, línguas como o galego-português, o espanhol, provençal, romeno, francês e o italiano.
Em se tratando do nosso idioma, este estudo vem mostrar, especificamente, a importância do estudo linguísticosintático do latim, como uma forma de ensino/aprendizagem para os discentes de letras, da UESC-BA, em aprender a sintaxe da língua portuguesa.
RIO DE JANEIRO: CIFEFIL, 2008
9
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Partindo desse pressuposto, é importante destacar que os aprendizes, graduandos em letras, terão o conhecimento da influência etnolinguística latina na formação (das línguas neolatinas ou modernas), em especial, da língua portuguesa, acarretando no surgimento de suas estruturas