Engenharia aeroespacial
Engenharia Aeroespacial é a ciência que, com base em diversas áreas da física, como a termodinâmica, a mecânica dos fluidos , a mecânica clássica e outras, lida com o projeto, construção e aplicação de aeronaves, espaçonaves e satélites. Este ramo é por vezes referido como engenharia astronáutica embora, tecnicamente, os veículos tratados pela engenharia astronáutica sejam projetados para trânsito fora da atmosfera terrestre.
Esse era o termo empregado anteriormente para esse campo da engenharia. A medida que a tecnologia avançou e passou a incluir veículos operando no espaço exterior, o termo mais abrangente, engenharia aeroespacial, passou a ser empregado na maioria dos países, apesar de que em alguns países e universidades o termo antigo ainda é empregado.
Engenharia aeronáutica é uma área de estudo complexo que envolve o estudo de projeto de aeronaves, manutenção, certificação de aeronavegabilidade e áreas científicas.
Fazem parte da formação básica de um engenheiro aeronáutico disciplinas de cálculo, geometria analítica, álgebra, Equação diferencial ordinária, Física, Química, Eletricidade e Magnetismo, Estatística e Dinâmica.
Da formação básica em engenharia tem-se disciplinas de desenho técnico mecânico, metrologia, mecânica dos sólidos, mecânica dos fluidos, eletrônica, tecnologia digital, elementos de máquinas, resistência dos materiais, termodinâmica e transporte de calor e massa.
Dentro da área específica de formação em engenharia aeronáutica estuda-se aeroelasticidade, aerodinâmica, estabilidade e controle, desempenho de aeronaves, manutenção de aeronaves, mecânica de estruturas aeronáuticas, materiais de construção aeronáutica, fadiga e fratura de materiais, sistemas dinâmicos de aeronaves, propulsão.
Em muitas universidades, a engenharia aeronáutica está especialmente ligada à engenharia mecânica, sendo lecionada engenharia mecânica com ênfase em aeronaves.
As