Sociologia
A Engenharia Aeroespacial, com base em diversas áreas da física, como a termodinâmica, a mecânica dos fluidos, a mecânica clássica e outras, lida com o projeto, construção e aplicação de aeronaves, espaçonaves e satélites. De um modo análogo com a engenharia aeronáutica, este ramo é por vezes referido como engenharia astronáutica embora, tecnicamente, este termo designa o engenheiro que lida apenas com veículos que transitam fora da Atmosfera terrestre.
Aeronave é qualquer máquina capaz de sustentar vôo, e a grande maioria também é capaz de alçar vôo por meios próprios. Ele contrabalança a força da gravidade utilizando ou sustentação estática ou sustentação dinâmica de um aerofólio, ou em alguns casos a força para baixo devida a tração de motores a reação.
Apesar de foguetes e mísseis também serem capazes de viajar pela atmosfera, não são normalmente considerados aeronaves por não terem asas e terem que contar com a tração do foguete como meio primário de sustentação.
A atividade humana que se relaciona com aeronaves é chamada de aviação. Aeronaves tripuladas são voadas por um piloto a bordo, enquanto aeronaves não tripuladas são comandadas por controle remoto ou controladas autonomamente por computadores a bordo.
Uma nave espacial, astronave ou espaçonave é um veículo para viagens interplanetárias, com capacidade de viajar pelo espaço exterior (acima do limite da atmosfera).
Satélite pode referir-se a:
Satélite natural - astro que circula em torno de um planeta principal.
Satélite artificial - corpo feito pela mão humana que orbita um planeta, incluindo:
Satélite meteorológico
Satélite espião
Satélite de comunicação
Visão geral
Lançamento do foguete Soyuz TMA-9
Os vôos modernos são dispendiosos tanto em produção como em manutenção pois são projetados para cumprirem as missões com o mínimo de falhas possível (quer seja transporte de pessoas, mercadorias, ou uma missão de teor espacial). Com este objetivo em mente, os