Arte como procedimento
Ficha Bibliográfica: V. CHKLOVSKI
"A arte é pensar por imagens". Esta frase pode ser tanto de um bacharel, como de um sábio filólogo que a propõe como ponto inicial de uma teoria literária qualquer. (Pg. 40)
"Não existe arte e particularmente poesia sem imagem". (pg. 40)
Seguindo as palavras de Polebnia: "A relação da imagem com aquilo que ela explica pode ser definida como se segue: a) a imagem. é um predicado constante para sujeitos variáveis, um meio constante de atração para percepções mutáveis; b) a imagem é muito mais simples e muito mais clara do que aquilo que ela explica. (pg.40)
“Sem imagens, não há arte." "A. arte é pensar por imagens." Em nome destas definições, chega-se a monstruosas deformações, tenta-se compreender a música, a arquitetura, a poesia lírica como um pensamento por imagens. (pg.40)
“A arte é antes de tudo criadora de símbolos", esta definição resistiu e sobreviveu à derrocada da teoria sobre a qual estava fundada. Ela vive mais intensamente na cor rente simbolista e, sobretudo entre os seus teóricos. (pg.40)
A conclusão de Potebnia, que se poderia reduzir a uma equação, “a poesia = a imagem", serviu de fundamento a toda teoria que afirma que a imagem = o símbolo, = a faculdade de a imagem tornar-se um predicado constante para sujeitos diferentes. (pg.41)
A imagem poética é um dos meios de criar uma impressão máxima. Como meio, na sua função, é igual aos outros procedimentos da língua poética, é igual ao paralelismo do simples e negativo, é igual à comparação, à repetição, à simetria, à hipérbole. (pg.42)
FICHAMENTO DE ARTE COMO PROCEDIMENTO
Ficha Bibliográfica: V. CHKLOVSKI
A imagem poética é um dos meios da língua poética. A imagem prosaica é um meio de abstração. A melancia em lugar do globo redondo ou a melancia em lugar da cabeça, não é uma abstração da qualidade do objeto e não se distingue em nada da cabeça. “cabeça=bolas. melancia=bola. É um pensamento,