As estratégias de sun tzu em “a arte da guerra” adaptadas para um procedimento de pesquisa científica
Alguns fatores, que são constantes, são fundamentais na arte da guerra. Sem estes, não há chances reais de sucesso. Aquele que estuda, faz e refaz cálculos, baseado nesses itens, obterá grandes chances de um excelente resultado em qualquer segmento da vida.
O primeiro, a influência moral, diz respeito à harmonia que deve haver entre as pessoas e seus líderes. O segundo é o tempo, que designa a interação das forças naturais, como o frio ou o calor extremo. Depois, tem o terreno, que seria um estudo do local, avaliando as condições locais (os riscos e as vantagens que ele pode oferecer). Também não se pode deixar de levar em conta o comando, que se refere às qualidades daquele que está na liderança, levando em consideração sua sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e severidade. E, por fim, há a disciplina, que é um fator que diz respeito à hierarquia, organização, controle.
Aquele que está no comando deve aproveitar-se de toda circunstancia útil.
Empreendimento
Para que se obtenha o resultado esperado, deve-se tentar chegar nele de maneira rápida, para que não haja um desânimo por parte do grupo. Quando demorada, há a extinção de recursos. Nessas situações, nenhum conselho parece ser útil e o fracasso é eminente. Quando motivados, os grupos são capazes de tudo.
Êxito Antes de Começar
Mais do que obter sucesso é conseguí-lo com um mínimo de esforço. Com isso, o ganho é total. Cinco circunstâncias em que o caminho do sucesso pode ser previsto:
• Saber quando prosseguir e quando parar;
• Saber que tipo de força utilizar no momento certo;
• Ter um grupo unido por um ideal;
• Ser prudente, estando à espera de um possível erro. Conhecendo o alvo de seu estudo e conhecendo a si mesmo, o resultado positivo será certo.
Disposição do Grupo
Saber como se obter êxito não necessariamente vem junto com o obter. Prever algo que qualquer homem pode prever não constitui ao auge da habilidade. Para