Cartografia da história da arte do Cariri/ Ceará/ Brasil/ América Latina através de procedimentos metodológicos interdisciplinares.
Resumo
Cartografia da história da arte do Cariri/Ceará/Brasil/América Latina é um projeto de pesquisa realizado a partir de método cartográfico. Em publicações que contemplam a história da arte do Brasil pouquíssimo espaço é dedicado à produção artística fora dos grandes centros urbanos da região sudeste do país. A constituição de história das artes visuais que propomos se dará a partir do traçar de uma cartografia: procedimento predileto entre os pesquisadores contemporâneos em artes, devido às possibilidades que este método de narrativa traz. Com a cartografia será possível abranger a multiplicidade de representações artísticas, sem pretender a construção de qualquer totalidade ou de qualquer história completa e única, ou unificadora.
Cabaceiros e cabaceiras, estudantes de artes visuais, poetas e poetisas visuais, artesãos e artesãs, fotógrafas e fotógrafos, cineastas, indígenas, quilombolas, grupos sociais autóctones, enigmáticas artistas que pintaram e desenharam em pedras da Chapada do Araripe (Ceará) em tempos remotos, quadrinistas: são algumas entre outras tantas multiplicidades representativas que irão compor a cartografia das artes visuais, desenvolvida a partir de um local específico, geograficamente, socialmente, politicamente e historicamente inscrito no Cariri, no Estado do
Ceará, no Brasil, na América Latina. A metodologia de pesquisa em história da arte passou por uma reformulação em função de própria ressignificação deste campo teórico. Adota-se, atualmente o método cartográfico, rizomático, que procura a constituição de uma história aberta, interrupta, que possui densidades de diferentes graus, que forma um desenho não centralizado, porém, representativo de tensões sociais.
Palavras chave: Cartografia; Arte; Sociedade.
Perfil profissional
Cristina Antonioevna Dunaeva. Graduação em Culturologia,