atividade sobre a história da educação piauiense
UNIDADE IV: Visão Histórica da Educação Piauiense
QUESTIONÁRIO
1 – Quais os principais entraves para a implantação da educação formal no Piauí, nos primórdios de sua história?
A rarefação da população situada em fazendas distantes umas das outras e o desinteresse dos habitantes que não viam na educação uma necessidade para sua lida, por ser o ensino dissociado da realidade. Além desses fatores, Reis (2006; p.80) acrescentou que a dificuldade de se encontrar pessoas com conhecimentos mínimos para o exercício da profissão de professor e da falta de estímulo salarial.
2 – No período colonial, como foi a atuação dos jesuítas no Piauí, no campo educacional?
Eles se apresentam mais como curraleiros que educadores propriamente. O interesse maior da fixação dos jesuítas no Piauí foi administrar as fazendas de gado deixadas em testamento por Mafrense, em 1711, para a Companhia de Jesus.
3 – Que currículo deveriam apresentar as escolas criada no Piauí pelo Alvará de 3 de maio de 1757?
Um currículo diferenciado sobre o que ia ser ensinado na escola onde dizia o que os meninos deveriam aprender que era a doutrina cristã, ler escrever e contar; enquanto que às meninas “lhes deveria ensinar, além da doutrina cristã, a ler, escrever e contar, cozer, fiar, fazer rendas etc.”. Tudo isso, porém, não se tem notícias que chegou a se concretizar. Essa realidade do Piauí sem escola vai perdurar por bastante tempo.
4 – Em quais localidades do Piauí foram criadas, em 1815, três escolas de primeiras letras e qual a situação de funcionamento das mesmas?
Oeiras, nas vilas de Parnaíba e Campo Maior, só entraram em funcionamento alguns anos após sua criação e logo fecharam; para outros, porém, elas não chegaram a funcionar. Provavelmente tais ordenados não atraíram as pessoas para o cargo de professor, se sujeitando a trabalhar portão baixa quantia, inferior até mesmo ao que recebia um feitor de escravo na época que era de 200$000 (duzentos mil réis)
5 – Onde