A teoria x e y de mcgregor e a segurança do trabalho
Aluna: Suzyane Branco Gonzatto
Professor: José Maria Melim
Disciplina: Administração aplicada à Engenharia de Segurança
Instituto Superior Tupy – SOCIESC / FGV
RESUMO: A teoria X e Y de McGregor é um conjunto de dois extremos opostos de suposições, na teoria X as pessoas são preguiçosas e desmotivadas, já na teoria Y as pessoas se mostram motivadas (SERRANO, 2000). Esta motivação ou sua falta se manifesta desde a produtividade até a preocupação com a segurança no ambiente de trabalho. Trabalhadores que atuam sob coação tendem a ser menos produtivos e comprometidos com a organização.
1- INTRODUÇÃO: Segundo Michel (2005) as Teorias X e Y, de Douglas McGregor, foram publicadas primeiramente em 1960 sob o título The Human Side of Enterprise. Em suas teorias ele compara dois estilos antagônicos de administração: uma baseada na teoria tradicional, excessivamente mecanicista e pragmática, chamada de teoria X e outra baseada nas concepções modernas a respeito do comportamento humano, a teoria Y (DOMINGUES, 2007). Com essas duas teorias pode-se visualizar o comportamento e o desempenho dos funcionários diante das situações do dia-a-dia no local de trabalho.
2- A TEORIA X E Y:
2.1- Teoria X:
A teoria X representa forte controle sobre os recursos humanos dentro da organização, onde as pessoas executam exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, e os trabalhadores por sua vez não gostam de colaborar com a direção da empresa. As premissas da teoria X são:
- O ser humano, em geral, não gosta de trabalhar, e trabalha o mínimo possível.
- A maior parte das pessoas precisa ser coagida, vigiada, orientada, ameaçada com castigos para alcançar os objetivos da organização.
- O ser humano prefere ser dirigido, desejando evitar responsabilidades; é pouco ambicioso, procurando segurança acima de tudo.
- Empregados evitarão responsabilidades e procurarão receber ordens