Douglas Mcgregor
Psicólogo social, foi um dos cientistas do comportamento na administração. Ele é conhecido pela sua obra O Lado Humano do Negócio, onde formulou duas teorias sobre o comportamento humano em relação ao trabalho.
Quando faleceu no início dos anos 60, Douglas McGregor estava preparando uma série de ensaios publicados postumamente com o título O administrador profissional. Esperava-se que esse texto fosse uma continuação ou mesmo contivesse aprofundamentos e explicações sobre a obra anterior que se tornou um clássico: O lado humano da empresa. Contudo, isso não aconteceu, talvez porque o autor não tivesse vivido o bastante para fazê-lo. De qualquer forma, algumas críticas de suas idéias, especialmente sobre o caráter utópico e lírico da teoria Y, ou sobre o maniqueísmo de suas concepções como um todo, não puderam ser respondidas – o que não diminui o valor de suas contribuições para o desenvolvimento da ciência da administração.
Em seu livro mais importante, O lado humano da empresa, de 1957, McGregor examina nas motivações dos dirigentes de uma empresa. O texto foi escrito a partir de uma pesquisa realizada em conjunto com Alez Bavelas, financiada pela Fundação Sloan, sobre as características gerenciais.
Como professor de Administração Industrial do MIT – Massachusets Institute of Technology, McGregor foi desenvolvendo suas teses numa postura crítica às concepções tradicionais ou clássicas de Taylor e Fayol. McGregor é mais conhecido pelas teorias de motivação X e Y. A primeira assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de