Douglas McGregor
Estudou no Colégio Oberlin e na Universidade Estatal de Wayne onde se graduou no ano de 1932. Durante os seus estudos, teve diversos trabalhos nocturnos que o ajudaram a familiarizar-se com as condições laborais e os seus problemas. Foi uma importante figura pioneira no campo das relações industriais e em 1935 finalizou o seu doutoramento com mérito na área da Psicologia Experimental, na Universidade de Harvard.
Devido a dificuldades financeiras interrompeu os estudos durante cinco anos. Trabalhou como gasolineiro e mais tarde tornou-se gerente das estações de gasolina da área de Detroit. Este trabalho possibilitou-lhe a aprendizagem de vários conceitos sobre gestão.
Mais tarde voltou aos seus estudos e após a sua formação, deu aulas na Universidade de Harvard durante dois anos e desde 1937 que foi o primeiro professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts a tempo inteiro. Além de professor foi também director do departamento de relações industriais e consultor em assuntos industriais.
De 1943 a 1945 foi director de relações industriais e consultor de Recursos Humanos na companhia Dewey Almy em Cambrige.
Após a fundação da nova escola de Administração Industrial do Instituto de Massachusetts, criada em 1954, McGregor demitiu-se do Colégio Antioch para se voltar integrar neste Instituto. É no entanto importante relembrar que este colégio sustenta o seu nome em honra da forma como contribuiu para uma melhor compreensão da gestão industrial.
Derivado ao seu trabalho nas diversas empresas industriais dos Estados Unidos, à sua vasta experiência profissional e educacional, McGregor foi detentor de um excepcional currículo.
No entanto, a sua grande fama deriva especialmente da relação que este estabeleceu entre gestores e trabalhadores através das