Cerrado
A vegetação do Cerrado
O Cerrado é um mosaico de vegetação. Possui formas de vegetação campestre, savânicas, florestais, veredas, mata de galeria, campos cerrado. A paisagem savânica é a mais frequente. Caracteriza-se pelas árvores baixas retorcidas e arbustos espaçados separados por vegetação rasteira. O Cerrado tem grande diversidade de clima, solos e composições biológicas. As formações florestais do Cerrado (mata de galeria, mata seca e cerradão)estão distribuídas em diferentes áreas, de acordo com o tipo de solo e o clima. A mata de galeria ocorre ao longo dos cursos d’água. A mata seca é uma formação vegetal que não está associada aos cursos d’água. O cerradão apresenta espécies comuns à mata de galeria e à mata seca, tendo árvores que atingem até 15m de al ura.t
Oligomorfismo
A vegetação do Cerrado é influenciada pelas características de solo, clima e fogo. O excesso de alumínio e a alta acidez do solo diminuem a disponibilidade de nutrientes às plantas, tornando-o tóxico para plantas não adaptadas. A baixa fertilidade e a elevada toxicidade do solo são associadas ao nanismo e a tortuosidade da vegetação (hipótese do oligomorfismo distrófico).
Após a passagem do fogo, os tecidos vegetais mais tenros, como folhas e gemas (tecidos de crescimento das plantas), sofrem necrose e morrem. As gemas que ficam nas extremidades dos ramos e galhos são substituídas por gemas internas, que nascem em outros locais do galho, quebrando a linearidade do crescimento. Quando a frequência do fogo é muito elevada, com queimadas frequentes, a parte aérea da planta pode não se desenvolver, tornando-se uma planta anã.
O clima,