Cerrado
Localização: Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil.
Estados que abrange: oito estados do Brasil: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.
Relevo: O relevo do cerrado é um tanto acidentado, com poucas áreas planas. Estende-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de metade da sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; apenas 5,5% vão além de 900m. O bioma do Cerrado não ultrapassa, em geral, os 1100 m. Acima disto, principalmente em terrenos quartzíticos, costumamos encontrar os campos rupestres. Encontra também, manchas mais ou menos extensas de matas mesófilas sempre-verdes, semi-caducifólias ou caducifólias.
Clima: O clima predominante no Domínio do Cerrado é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC, sendo que as médias mensais apresentam pequena estabilidade. Já a precipitação média anual fica entre 1200 e 1800 mm. A precipitação média apresenta uma grande estabilidade, concentrando-se nos meses de primavera e verão (outubro a março), que é a estação chuvosa. Ventos fortes e constantes não é uma característica geral do Domínio do Cerrado. Normalmente a atmosfera é calma e o ar fica muitas vezes quase parado. A radiação solar nesse domínio é geralmente muito intensa, podendo reduzir-se devido à alta nebulosidade, nos meses excessivamente chuvosos do verão.
Solo: Os solos do Bioma do Cerrado são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados. Em sua textura predomina, em geral, a fração areia, vindo em seguida à argila e por último o silte. Eles são, portanto, predominantemente arenosos, areno-argilosos, ou, eventualmente, argilosos. Tem baixa capacidade de reter água e o teor de matéria orgânica destes solos é pequeno Quanto às suas