Cerrado
Cerrado é o nome dado ás savanas brasileiras, que tem como principais características árvores baixas, arbustos espaçadas e gramíneas, são classificados como: cerrado típico, campo cerrado, campo sujo de cerrado ou campo limpo, sendo que o único que apresenta formação florestal e é o cerradão.
Presente em vários estados, esse bioma constitui o segundo maior do país ocupa cerca de dois milhões de km2 do território brasileiro ocupando os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Bahia, ou seja, cerca de 25% do território nacional, além de ser encontrados em outras regiões do país em áreas de transição de um ecossistema pra outro.
A vegetação desse ecossistema tem como particularidade algumas adaptações para driblar o período mais seco e árido desse ambiente, a maioria de suas plantas apresenta troncos e galhos retorcidos, as árvores comumente apresentam raízes profundas que as permitem atingir mais facilmente o lençol freático, além de muitas espécies apresentando caules de cascas mais grossas e folhas espessas, evitando assim a perda de água.
O solo do Cerrado é pobre em nutrientes, mas rico em ferro e alumínio, profundo de cor vermelho amarelado, arenoso, permeável e com baixa fertilidade natural. A superfície tem pouca capacidade de absorver água, entretanto, por baixo como este é um solo de formação muito antiga, estão grandes reserva de água.
Em seu relevo é comum duas formações: os terrenos planos e as chapadas, planaltos que a caracterizam pela presença de esplanadas nos seus topos, podemos citar como exemplos A serra do Espinhaço, Serra da Caraça e em termos de altura os planaltos da Chapada dos Veadeiros.
O clima é chamado tropical sazonal, é quente e quase não venta no cerrado, estas regiões apresenta uma divisão bem definida em relação ao clima e ao regime de chuvas, apresentando inverno seco e verão chuvoso.
Os incêndios criminosos é a maior ameaça a esse