Serrapilheira
Serrapilheira compreende, principalmente, o material de origem vegetal (folhas, flores, frutos e sementes), e em menor proporção, o de origem animal (restos de animais e material fecal) depositados na superfície do solo de uma floresta, atua como sistema de entrada e saída, recebendo entradas via vegetação e por sua vez, decompondo-se e suprindo o solo e as raízes com nutrientes e com matéria orgânica. Este processo é particularmente importante na restauração da fertilidade do solo nas áreas em inicio de sucessão ecológica.
Em comunidades sucessionais, o acumulo de serrapilheira e os tempos de sua remição podem produzir mudança radical na estrutura, afetando a substituição de espécies dominantes, bem como a riqueza e a diversidade. A quantificação da serrapilheira, ao longo do ano, permite estimar a produção anual por hectare, em uma área ciliar em recuperação, esta informação é muito importante, pois possibilita a comparação com outros estudos realizados em áreas ciliares. Se a produção de serrapilheira da área em avaliação está muito baixa em comparação com outras comunidades ciliares pode estar ocorrendo problemas, em nível de ciclagem de nutrientes.
Objetivo:
Analisar a composição da serrapilheira em um fragmento de cerrado.
Materiais
• Bandeja • Peneira • Sacos • Pinça • Pincel • Serrapilheira
Metodologia:
- Colocar na bandeja a serrapilheira:
- Fazer a triagem do material em:
* Folha * Ramos * Sementes * Frutos
- Armazenar cada item em sacos;
Resultados:
Após a triagem da serrapilheira foi encontrado o seguinte resultado:
- Folhas = 120,20 gr
- Ramos = 7,20 gr
- Flores = 0,14 gr
- Frutos = 0,05 gr
[pic]
Conclusão:
Analisando a serrapilheira do fragmento de cerrado do Jardim Botânico da cidade Bauru, verificamos que a maioria de sua composição é de