Cerrado
Através de pesquisas que serão realizadas em trabalhos, vamos conhecer melhor o bioma cerrado como a localização, os elementos que compõe o bioma, como são utilizados pela população, atividade econômica, culinária, crenças e curiosidades.
LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA (MAPA)
CERRADO
Situado majoritariamente na área central do Brasil, o Cerrado é o segundo maior bioma do país, ocupando mais de dois milhões de quilômetros quadrados, 24% do território nacional.
Sua localização no coração do Brasil metaforiza bem a importância do bioma para o território nacional e países vizinhos.
Paisagem do Cerrado (Foto: Peter Caton/ISPN)
Além de ocupar grande parte dos estados de Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia, o Cerrado abrange ainda áreas disjuntas no extremo norte do Pará, uma pequena porção do Amapá, Roraima e Rondônia, uma faixa central do estado de São Paulo e uma porção do Paraná.
CARACTERISTICA GERAL
O Cerrado é um tipo de vegetação que compõe a fitogeografia brasileira, já ocupou 25% do território brasileiro, fato que lhe dá a condição de segunda maior cobertura vegetal do país, superada somente pela floresta Amazônica. No entanto, com o passar dos anos, o Cerrado diminuiu significativamente.
A vegetação do Cerrado encontra-se em uma região onde o clima que predomina é o tropical, apresenta duas estações bem definidas: uma chuvosa, entre outubro e abril, e outra seca, entre maio e setembro.
A vegetação predominante é constituída por espécies do tipo tropófilas (vegetais adaptados às duas estações distintas, como ocorre no Centro-Oeste), além disso, são caducifólias (que caem as folhas no período de estiagem) com raízes profundas. A vegetação é, em geral, de pequeno porte, com galhos retorcidos e folhas grossas. Apesar dessa definição generalizada, o cerrado é constituído por várias características de vegetação, é classificado em subsistemas: de campo, de cerrado, de cerradão, de