Conhecimento
Art. 4º ‐ Constituem competência do assistente social
I - Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;
2- Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;
X. Planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social; RACIONALIDADE: Segundo Baptista (2007), uso da inteligência para tomar decisões conscientes, baseados em conhecimentos teóricos, científicos e técnicos.Empregar o raciocínio para resolver questões internas.
RACIONALIDADE DO PLANEJAMENTO: Para Baptista (2007), a dimensão da racionalidade do planejamento está fincada em uma logicidade que norteia naturalmente as ações, pessoas, as levando a planejar mesmo sem se perceberem o que estão fazendo.
CONSCIÊNCIA TELEOLÓGICA: Marx compreende que o ato de planejar é inerente ao ser humano, pois, como somos dotados de consciência teleológica, ou seja, antecipa o ato pretendido, projeta em sua mente este ato para depois executá ‐lo. É o que nos difere dos outros animais.
PLANEJAMENTO NO BRASIL: Plano Salte – governo Dutra (1946 – 1950). O primeiro plano que referiu a um setor social foi o PLANO SALTE situação sanitária do país ameaçava ou prejudicava o desenvolvimento econômico.
“A partir do Plano de Metas, do governo JK: ‘Pouco a pouco, planejamento e desenvolvimento econômico passaram a ser conceitos associados, tanto para governantes, empresários e técnicos, como para boa parte da opinião pública’” (OCTAVIO IANNI).“O Plano de Metas, pela complexidade de suas formulações – quando comparado com as tentativas anteriores – e pela profundidade do seu impacto, pode ser considerado como a primeira experiência efetivamente posta em prática de planejamento governamental no Brasil” (CELSO LAFER).