Trabalho AV1 Comparação do modelo OSI com TCP/IP
1830 palavras
8 páginas
Modelo OSI O Modelo OSI (criado em 1983 e formalizado em 1995) é um modelo de referência da ISO que tinha como principal objetivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end.Esta arquitetura é um modelo que divide as redes de computadores em 7 camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
O Modelo OSI permite comunicação entre máquinas heterogêneas e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.
A arquitetura do modelo OSI está dividida em sete camadas, sendo que cada uma possui suas funções extremamente bem definidas.
As camadas do modelo OSI são (de baixo para cima, ou seja, sentido de “desencapsulamento”), e suas respectivas PDU´s (Protocol Data Unit):
1. Física. Sua PDU é o BIT
2. Enlace de Dados. Sua PDU é QUADRO (Frame)
3. Rede. Sua PDU é o PACOTE (Datagrama)
4. Transporte. Sua PDU é o SEGMENTO
5. Sessão. Sua PDU são os Dados
6. Apresentação. Sua PDU são os Dados
7. Aplicação. Sua PDU são os Dados
Diversos níveis são estabelecidos, desde a transmissão de pulsos elétricos, cabeamento, até a aplicação, o software, a interação com o usuário. Cada camada tem a capacidade de se comunicar com a mesma camada no computador de destino, ou seja, não é possível para a camada dois ler dados que foram gerados na camada três. Isto origina uma comunicação virtual entre as camadas em computadores diferentes. Cada camada precisa apenas ser capazes de comunicar com as camadas imediatamente superiores e inferiores. Encapsulamento (origem) e desencapsulamento (destino) no modelo OSI
Para descobrir como a comunicação entre dois computadores é feita, é necessário saber a funcionalidade e característica de cada camada do modelo OSI:
• Camada de Aplicação: esta camada é