Mestres do Renascimento
Nas primeiras semanas de exposição o evento já registrava mais de 130 mil visitantes, a exposição "Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas" , que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, reúne 57 obras dos séculos 15 e 16, feitas por artistas como Rafael, Michelangelo e Leonardo da Vinci.
Outros artistas também têm obras expostas na mostra, como Giovanni Santi, Lorenzo Lotto e Paolo Veronese.
A mostra ocupa quatro andares do CCBB, divididos em seis núcleos, cada um corresponde a uma cidade italiana. Em “Florença”, pinturas como “Cristo Benedicente”, de Rafael, e “Morte di Lucrezia”, de Giovanni Antonio Bazzi dito Il Sodoma, estão em exibição. Já em “Roma” se encontra um estudo arquitetônico realizado por Michelangelo.
“Urbino”, “Milão”, “Ferrara” e “Veneza” completam o grupo de núcleos. Nestes, pinturas como “San Giovanni Battista”, de Marco d'Oggiono, e “Maddalena”, de Ticiano, estão em exibição.
Além de pinturas, a mostra apresenta a arquitetura realizada durante o Renascimento com a "Porta Della Stanza da Letto del Duca che Accede Alla Sala Delle Udienze", peça talhada em nogueira. Esculturas também fazem parte da exibição, como "San Giovanni Battista", de Donatello.
A exposição é gratuita e vai até 23 de setembro.
Enquanto o visitante aguarda para entrar no espaço, acontece uma série de atividades para toda a família em ações paralelas à exposição com a intenção de já inserir o visitante no universo renascentista. Em uma delas, atores se vestem com figurinos do Século XVI e máscaras venezianas e interpretam um “baile” tradicional da época.
Indiscutivelmente o momento de maior importância para o pensamento e a criação artística da história, o período do Renascimento rendeu uma constelação de gênios. É difícil fcar imune à beleza dessas obras