artes visuais
Marisa Oliveira Meireles
Professor-Tutor Externo Ester Miriane Zingano
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em artes Visuais (ART 00071) Técnica e Gêneros de Escultura
29/05/2013
RESUMO
O objetivo deste artigo é refletir sobre a história da escultura no Renascimento, suas características, seus efeitos na arquitetura, nas artes e filosofia, estudando sobre a genialidade de alguns personagens, como, Michelangelo, Donatello. Eles buscavam representar o homem tal como ele era na realidade, estudando do corpo e do caráter humano, a profundidade e perspectiva, com a proporção da figura. Neste período os artistas começaram a ter prestigio, e houve uma revalorização da cultura da Antiguidade Clássica.
Palavras-chave: Escultura. Renascimento. Cultura
1 INTRODUÇÃO
O período do Renascimento caracteriza-se, como um importante movimento de ordem artística, cultural e científica, entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências.
Nesta época os artistas começaram a ser valorizados, vistos como eruditos e não mais como simples artesãos. Vale destacar que a linguagem visual formulada pelos renascentistas foi tão bem sucedida que permanece até hoje. Eles buscavam representar o homem como ele é na realidade, há uma proporção da figura, profundidade e perspectiva.contraste entre certo e errado, claro e escuro, o bem e o mal. Destaca-se a assimetria, as cores mais vivas, as volutas e as espirais passam a ser comuns. O barroco intensificou a ornamentação, exagerando ainda mais as formas. A quebra de harmonia entre horizontal e vertical é substituída pelas diagonais.
Na escultura há o predomínio de linhas curvas, gestos e faces de personagens revelam emoções violentas e atingem certa dramaticidade.
Além de reviver a antiga