plantas
As briófitas e as pteridófitas são vegetais que não dão flores.
As Briófitas:
São plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura (menos de 2 cm), que vivem em lugares úmidos e sombrios. O musgos e as hepáticas são os principais representantes das briófitas. O conjunto de musgos forma uma espécie de "tapete" esverdeado, observado comumente nos solos, muros e barrancos úmidos protegidos do sol. As hepáticas são briófitas de forma achatada, também encontradas em locais úmidos e seu contorno (forma) lembra um fígado, vindo daí o seu nome.
Uma das características mais marcantes das briófitas é a ausência de vasos para a condução de nutrientes, que são “tubos” que levam a água e os sais minerais para as folhas distribuindo as substâncias orgânicas produzidas na folha para toda a planta. As briófitas não tem raízes. Fixam-se ao solo por meio de filamentos chamados rizóides, que absorvem a água e os sais minerais de que o vegetal necessita. Também não possuem verdadeiro caule. Tem uma haste denominada caulóide que não apresenta vasos para a condução da seiva (líquido que circula por toda a planta para alimentar as suas células). Suas "folhas" denominam-se filóides e são apenas partes achatadas do caulóide.
As Pteridófitas:
O grupo das pteridófitas compreende plantas que, diferentemente das briófitas, possuem vasos condutores de seiva.
Seus representantes podem viver sobre o tronco de árvores e arbustos, ou mesmo em ambientes aquáticos. Samambaias e avencas são as principais integrantes deste grupo.
As pteridófitas apresentam várias características diferentes da Briófitas. Uma das principais diferenças é presença de vasos condutores de seiva; a presença destes vasos permite dividir o corpo da planta em raiz, caule e folha.
O corpo das pteridófitas possui raiz, caule e folha. O caule das atuais pteridófitas é em geral subterrâneo, com desenvolvimento horizontal. Mas, em algumas pteridófitas, como os xaxins,