Contabilidade
Nascido em Detroit no ano de 1906, e falecido em 1964, McGregor partilhou as suas idéias sobre as necessidades do indivíduo com Maslow eLikert. Psicólogo social especialista em comportamento humano, professor do MIT e de Harvard, tornou-se famoso pela sua teoria X (gestão autoritária) e teoria Y (gestão participativa) criada em 1960. Esta última desafia as empresas a inovar na gestão dos recursos humanos e preconiza que as pessoas têm uma necessidade psicológica de trabalhar e aspiram a ter realização profissional e responsabilidade. A teoria X nega a existência de qualquer potencial na força de trabalho e assume que as pessoas são preguiçosas, imaturas e precisam ser controladas para ter resultados.
Bibliografia:
The Human Side of Enterprise. McGraw-Hill, 1960.
Leadership and Motivation. MIT Press 1966.
The Professional Manager. McGraw-Hill, 1967.
BENNIS, Warren G; SCHEIN, Edgar H. MCGREGOR, Caroline.
Leadership and Motivation: Essays of Douglas McGregor. MIT Press. February 1968.
O lado humano da empresa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Vida e Obra de Douglas Mcgregor
Douglas McGregor foi, segundo diversos analistas, o autor que publicou a obra mais completa sobre as motivações humanas. Duas das suas obras mais importantes são e Motivationand Personality e The Human Side of Enterprise, publicados em 1954 e 1960, respectivamente..
Na sua teoria, McGregor identificou dois conjuntos de suposições antagónicas que são feitas aos trabalhadores, as quais servem de base a qualquer teoria de como liderar pessoas dentro de uma organização:
· Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coação, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios. Estes pressupostos correspondem à concepção mecanicista dos trabalhadores utilizada pela Escola Clássica e levam as organizações a colocar a ênfase na satisfação